PC gamer: vale a pena investir no uso do SSD para armazenamento?

PC gamer: vale a pena investir no uso do SSD para armazenamento?

Cada vez mais a tecnologia ocupa um espaço maior em nossas vidas. Ao mesmo tempo, os aparelhos eletrônicos estão cada vez menores e com mais recursos, como os celulares, notebooks, etc. Dito isso, uma tecnologia que tem conquistado o seu lugar é a memória SSD.

O SSD nada mais é que uma forma de armazenamento diferente do tradicional HD, além de ser mais rápida e eficiente. Você já conhece essa tecnologia ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? E será que ele é um bom investimento para um PC gamer?

O que é memória SSD?

O sistema SSD (solid-state drive) é um tipo de armazenamento que representa a evolução do tradicional HD (disco rígido). Como o próprio nome indica, esse dispositivo não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor. Esse sistema é responsável por armazenar os dados, diferente do sistema magnético utilizado pelos HDs.

As memórias SSDs são compostas por chips de memória flash nos quais os dados são gravados, a partir de uma corrente elétrica. Assim, a tecnologia empregada é que elimina as suas partes mecânicas, reduzindo vibrações. Isso fará com que o PC fique muito mais silencioso. Há também um tempo de acesso à memória flash reduzido, o que o torna mais rápido.

Outra vantagem da memória SSD é que esta é mais resistente do que o disco rígido tradicional, o que se torna muito útil para PCs que consomem mais e necessitam de mais potência. Além disso, o SSD também é mais leve, consome menos energia e consegue trabalhar em ambientes mais quentes, o que o torna ideal para suportar os jogos onlines que são jogados entre muitas pessoas em conjunto.

Por outro lado, toda essa tecnologia custa mais do que os HDs tradicionais. Além disso, a capacidade de armazenamento também é menor em relação aos discos rígidos.

Vale a pena instalar no PC gamer?

Como vimos, a memória SSD é desenvolvida para ter um desempenho superior, afinal o acesso aos dados é muito mais rápido. Além disso, também ocupa um espaço físico menor, possibilitando que o espaço que seria anteriormente ocupado por um HD seja dedicado a outros equipamentos que podem, além de melhorar, o desempenho de seu pc favorecer também a circulação interna de ar.

O único porém do SSD, é seu elevado preço, por isso, o certo é se planejar com antecedência para comprar aquele com o espaço necessário para aquilo que você precisa. De modo geral, se você está disposto a investir em um sistema que é mais ágil, facilitando o seu momento de lazer, vale muito a pena trocar o sistema de armazenamento do seu computador.

Mas, de toda maneira, essa é uma tecnologia que tem se tornado  mais acessível e popular. Com modelos de valores mais acessíveis e atrativos.

Alguns deles já estão disponíveis na Época Eletro. Além deles, verifique também nossos modelos de teclado gamer e fone de ouvido gamer, e comece já a equipar seu PC. Acesse os links e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *