PC Gamer: escolha a placa mãe ideal para os seus jogos

PC Gamer: escolha a placa mãe ideal para os seus jogos

Ela não leva este nome por acaso, não é? Ela é responsável por interligar memória RAM, processador, placa de vídeo e armazenamento, e é especialmente importante se você quiser montar seu próprio computador para jogos. Ou seja, sem ela, um PC não funciona! E para que sua escolha seja certeira, é importante se atentar a alguns detalhes antes de efetuar a compra.

O primeiro deles é se atentar na marca de seu processador, pois algumas placas mãe não possuem compatibilidade com algumas marcas de processador de PC.

Os processadores Intel Core da décima geração precisam do soquete LGA 1200 para que funcionem, enquanto os da oitava e nona são compatíveis com LGA 1151, ou seja, é importante saber qual é seu modelo de processador antes de ir atrás da placa-mãe.

Outras coisas que você deve ter em mente são:

  • Slots PCI: é onde se coloca a placa de vídeo, mas, ao contrário do processador, eles são compatíveis entre si, também chamados de retrocompatíveis.

Se você pretende ter mais de uma placa, compensa procurar uma placa mãe com mais slots e por aí vai.

  • Slots de memória: Podem ser DDR3 ou DDR4 (a maioria dos modelos atuais se enquadram no segundo) e, assim como com os slots PCI, quanto mais memória quiser ter, mais slots a placa vai precisar.
  • Entradas USB: Sabia que elas também possuem diferenças? Um cabo USB 3.0 por exemplo, só vai conseguir apresentar toda a potência da conexão em placas-mães que suportam esta entrada. E, obviamente, quanto mais entradas, mais dispositivos poderão ser conectados ao mesmo tempo.
  • Entradas M.2: Esta entrada é para os SSD M.2, e, apesar de não ser obrigatório, quem quer ter um, é importante ter em mente quantos gostaria de ter. Os SSD comuns são conectados em entradas SATA, e praticamente todas as placas-mães hoje em dia possuem uma.
  • Saídas de áudio: algumas placas tem conectores de áudio mais completos e com mais opções. Mas se sua intenção for ter uma caixa apenas, ou um headset simples, com cabo P2, qualquer placa irá oferecer entrada para eles.

As faixas de preço de uma placa alteram muito, por isso é importante definir e mapear com exatidão tudo o que você pretende ter em seu computador, para que ela cumpra com sua função sem te deixar na mão em nenhum momento.

Outro ponto importante é que nem sempre a placa mãe será compatível com qualquer nível de processador, então verifique com o fabricante sobre isso e pesquise o modelo com antecedência. 

Caso a placa não seja compatível com o processador, procure por outro modelo, de outro fabricante, que seja, e assim, sucessivamente. O ideal é que você consulte sempre um profissional para lhe ajudar devido às constantes mudanças de tecnologias e gerações de processadores, por isso as compatibilidades se tornaram um pouco mais difíceis de se entender. Os profissionais da Época Eletro estão sempre prontos para lhe ajudar.

Gostou das dicas e está à procura de uma placa mãe?

A Época Eletro possui uma infinidade de opções de acessórios gamers e periféricos gamers, e isso inclui também a placa mãe.

Veja nossos modelos disponíveis e verifique qual é a melhor para você e para o seu PC gamer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *