PC Gamer: Como escolher a memória RAM ideal?

PC Gamer: Como escolher a memória RAM ideal?

Entre os mais importantes componentes de um computador para jogos ou como é mais conhecido: PC gamer, a memória RAM é aquela responsável por garantir uma maior velocidade e agilidade no funcionamento do sistema. Sem ter uma boa memória RAM, aplicativos e programas serão executados com uma maior lentidão e com um baixo desempenho.

Aqui, vale ressaltar que RAM é a sigla, em inglês, de “Random Access Memory”. Algo como “memória de acesso aleatório” quando se traduz literalmente para o português. De maneira mais básica, a memória RAM tem a capacidade de armazenar arquivos, apps e dados até que eles sejam buscados pelo processador da sua máquina. Empresas e jogadores que buscam garantir uma maior produtividade dos seus colaboradores ou em caso de gamers, contar com uma boa usabilidade na partida, devem selecionar e investir na melhor memória RAM para o seu PC, para que uma melhor performance seja assegurada em sua máquina e contando ainda com uma experiência mais fluida.

Qual a melhor memória RAM do mercado?

A melhor memória RAM, será aquela que atende a demanda do usuário, como é sugerido na maioria dos nossos textos, o ideal sempre é checar os valores que você tem disponível para montar seu setup, ou realizar as atualizações de setup. Feito isso, o próximo passo é conferir as compatibilidades e capacidades da placa mãe que está sendo utilizada para escolher a memória adequada.

Atualmente a nomenclatura utilizada nas memorias para PC é DDR, e levando em conta as configurações dos últimos 5 anos são denominadas DDR3, DDR4 e as novíssimas DDR5, DDR significa (Dual Data Rate) ou Taxa de transferência dobrada, pois transferem 2 dados por pulso de clock, obtendo o dobro do desempenho com o mesmo clock, que as memórias que não tem este recurso. Por conta desta característica as memórias são rotuladas com o dobro do seu clock externo. Por exemplo, memorias DDR3-1333  PC3-10666 sabemos que ela é uma memória do tipo DDR3 com clock máximo de 1333Mhz  com uma taxa de transferência de 10666Mhz, assim o padrão se repete nos outros modelos DDR4 e DDR5.

Bem, com este conhecimento já é possível saber qual será a melhor memória que irá funcionar em seu setup ou se adequar ao seu orçamento.

Confira qual a quantidade ideal de memória para diferentes usos e máquinas.

4 GB de memória RAM: para tarefas básicas

Se você quer contar com a melhor memória RAM para PCs mais básicos, procure aquelas com até 4 GB. Aqui, na prática, essa quantidade específica de memória permite que você navegue na internet, use editores de textos (Office). Contando com pouca memória RAM, o correto é que o usuário não tente executar muitas tarefas ao mesmo tempo.

8 GB de memória: padrão e uma infinidade de jogos

Entre as máquinas que encontramos no mercado, essa é a memória mais comum. Isso porque com ela, o usuário tem a capacidade de explorar muitos programas leves ao mesmo tempo e ainda abrir um maior número de janelas sem que o PC trave.

Entre as máquinas disponíveis no mercado, essa é a memória mais comum. Com essa quantidade, o usuário consegue explorar vários programas leves simultaneamente e abrir um número maior de janelas sem travar.

16 GB de memória: para tarefas mais pesadas

Para que softwares mais pesados sejam executados, como games com alta resolução de imagem, programas de edição de vídeo, aplicações VR, saiba que essa é a melhor memória RAM.

Aqui na Época Eletro, além de você contar com o melhor em computador gamer, você conta com os melhores adaptadores. Confira nossas ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *