Época Eletro: saiba como o cooler pode ajudar no resfriamento do seu computador;

Época Eletro: saiba como o cooler pode ajudar no resfriamento do seu computador;

Os equipamentos eletrônicos podem ter seu desempenho afetado por diversos fatores. Um dos mais comuns é a temperatura, que pode chegar a valores bem elevados de acordo com o tipo de eletrônico.

O computador é um dos equipamentos que mais sofre influência da temperatura, o bom funcionamento dos seus componentes depende do controle e manutenção dela, e podem sofrer danos graves quando não possuímos um sistema de dispersão de calor adequado.

E é por isso que para manter a máquina sempre saudável vamos precisar da ajuda dos coolers.

O que é um cooler e qual a sua função

Cooler é uma palavra em inglês que significa “refrigeração”, e é exatamente para isso que eles servem, refrigerar ou reduzir a temperatura dos componentes internos de um computador.

Para quem ainda está um pouco perdido, os coolers são aquelas peças que parecem mini ventiladores, e ficam dentro do gabinete. A rotação constante faz com que o ar circule dentro da máquina, reduzindo a temperatura.

Componentes do computador

Componentes como o processador, a placa de vídeo, memórias e a placa mãe, esquentam durante o funcionamento. 

O processador, por exemplo, tem uma alta circulação de energia elétrica, e por isso ele aquece bastante, e o cooler acoplado a sua estrutura, juntamente com a pasta térmica, ajuda a reduzir esse calor, impedindo superaquecimento que pode causar perda de desempenho e até a queima do equipamento.

Isso também acontece com outros equipamentos, como por exemplo as placas de vídeo, que normalmente possuem coolers dedicados devido ao alto aquecimento.

Influência da temperatura e como o cooler pode ajudar

A elevação da temperatura do computador é inevitável, e esse aumento pode ativar mecanismos que reduzem o desempenho dos componentes para evitar o superaquecimento, com isso sua máquina fica mais lenta.

Dessa forma, todos os computadores e notebooks precisam de um sistema de resfriamento eficiente para evitar danos. Um PC gamer completo com várias peças potentes e diversos periféricos gamers, pode apresentar temperaturas ainda mais elevadas, e daí a necessidade de manutenção da temperatura aumenta.

Os coolers podem ser dispostos em toda a estrutura do seu gabinete, posicionado em pontos estratégicos que direcionam o ar quente para fora, e puxam o ar mais frio externo para dentro, reduzindo assim a temperatura.

Tipos de cooler

Air cooler

Chamamos de air coolers os coolers comuns que são acoplados a um dissipador de cobre, eles funcionam puxando o ar quente e empurrando o ar frio.

Water cooler

O water cooler ganhou atenção por estar incluso na lista de acessórios gamers mais procurados, eles utilizam o líquido para realizar a troca de calor, e o resfriamento fica a cargo de ventiladores.

A ideia da utilização de um líquido dentro de um componente eletrônico pode parecer estranha, mas todo o processo é feito de forma segura em uma estrutura isolada, onde não há contato da água com os componentes. O water cooler é uma das opções mais eficientes para manutenção da temperatura dos computadores.

Fans

Chamamos de fans aqueles coolers compostos apenas do ventilador, sem ajuda de um dissipador. Eles são responsáveis por retirar o ar quente de dentro do gabinete e jogar para fora, e por isso normalmente ficam presos próximos às aberturas na CPU.  

Onde comprar

Na Época Eletro você encontra vários modelos de air cooler, water cooler e fan, entre outros acessórios e adaptadores para o seu computador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *