Época Eletro indica: 4 formas de usar a Automação Residencial e transformar sua casa 

Época Eletro indica: 4 formas de usar a Automação Residencial e transformar sua casa 

Quem nunca assistiu um filme no qual um pequeno controle podia controlar a casa inteira, incluindo iluminação e som, e desejou um assim, não é? A verdade é que antigamente assistíamos esse tipo de filme e nos surpreendíamos com a tecnologia do futuro. Acontece que o futuro já chegou, e hoje é mais do que possível possuir o seu próprio controle. Tudo isso ocorre por meio da automação residencial, que consiste basicamente em utilizar a tecnologia para criar uma casa inteligente, como aquelas dos filmes.

Apesar de, algumas vezes, causar insegurança em uma primeira impressão, a tecnologia da automação é bem segura e tem conquistado cada vez mais corações (e lares). Então, para amenizar as inseguranças, geralmente causadas pelo fato de ainda se tratar de uma novidade, nós, da Época Eletro resolvemos listar algumas formas para você utilizar a automação residencial que, com certeza, vão transformar a sua casa e o seu dia a dia.

Formas de utilizar a automação residencial

Controle do sistema de ar condicionado: com a automação, algumas tarefas simples do dia a dia se tornam mais fáceis, como controlar o sistema de ar condicionado. Desta forma, ligar, desligar e realizar ajustes de temperatura passam a ser tarefas que podem ser realizadas até mesmo por meio do celular.

Ambientação: essa é, provavelmente, a forma mais conhecida. Isso se dá por conta do cinema que, muitas vezes, mostrava em filmes casas controladas por controles, que possuíam o poder de transformar o clima da casa em “romântico” ou “elegante”. Hoje, a sua casa pode ser uma dessas por meio da ambientação, que consiste basicamente em utilizar a automação residencial para iniciar um sistema personalizado de som, iluminação e temperatura;

Controle de gás: apesar de poder ser utilizada para a automatização de tarefas simples ou na personalização do ambiente da casa, a automação residencial também pode estar ligada a questões de segurança. Os modelos de automação residencial mais avançados podem, por exemplo, evitar vazamentos de gás, cortando o abastecimento da casa, abrindo as janelas para arejar e avisando o proprietário por mensagem.

Sensores de presença: outra forma é a instalação de sensores de presença em portas e janelas que, além de facilitar o dia a dia, também auxilia diretamente na segurança da casa.

Como controlar a casa?

Algumas pessoas ainda sentem certa insegurança em relação ao controle destas atividades. Porém, existem diversas possibilidades para garantir que tudo ocorra da forma mais prática possível. Aqui, listamos algumas das principais:

Aplicativos para celular: uma boa opção é realizar o controle da automação por meio do celular, um item que costuma estar conosco diariamente.

Dispositivos de comando de voz: outra opção é utilizar os aparelhos de comando de voz como um controle para o sistema de automação.

Teclados de parede: instalar teclados na entrada e em pontos estratégicos da casa são outra opção que carrega muita praticidade no dia a dia.

Agora que você já sabe como instalar automação residencial, que pode te auxiliar no dia a dia, não deixe de conhecer mais sobre essa tecnologia e, quem sabe, até mesmo instalar na sua própria casa. Afinal, a tecnologia está aqui para ser utilizada, seja com coisas menores, como ouvir música de forma confortável, com fones de ouvido ou headsets, ou até maiores, como criar automação residencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *