Época Eletro indica: 2 tipos de distribuidores & splitters

Época Eletro indica: 2 tipos de distribuidores & splitters

Quando se trata de tecnologia e informática, a gente sabe que é necessário se preocupar com todos os aparelhos. Afinal, desde a CPU até o mouse influenciam na experiência do usuário. Justamente por desejar que essa experiência seja a melhor possível, nós da Época Eletro disponibilizamos diversos produtos, com qualidade garantida, para você.

Porém, nós sabemos que, para ter certeza de que a sua compra será ideal, ou seja, capaz de atender a todas as suas necessidades, é ideal que você conheça o produto que está procurando. Assim, você poderá compreender melhor as especificidades de cada marca, por exemplo, e conseguir priorizar aquilo que está buscando.

Pensando nisso, nós, da Época Eletro, decidimos contar um pouco mais sobre dois tipos de splitters. Mas vale lembrar que aqui no blog, você também encontra matérias sobre outros tipos de aparelhos, então não deixe de conferir.

O que são distribuidores & splitters?

Bom, para começar, é necessário compreender o que é o tão famoso splitter. Basicamente, trata-se de um componente passivo de uma rede óptica que tem a função de distribuir o sinal óptico de uma fibra para várias outras. O objetivo de utilizar um splitter, geralmente, é aumentar a ramificação da rede PON e deixá-la com mais capilaridade. Ele pode ser de dois tipos: balanceado ou desbalanceado. E compreender quando usar cada um deles é essencial para que você consiga o melhor resultado possível, além de ser importante para saber como escolher seus distribuidores & splitters.

Os tipos

O primeiro tipo sobre o qual vamos falar é o splitter balanceado. Ele também pode ser conhecido pela sigla PLC, que significa Planar Lightwave Circuit. A sua função é o sinal da entrada de forma simétrica nas saídas. Desta forma, o resultado é uma perda igual em todas as saídas. Geralmente, opta pelo uso do splitter balanceado quem está buscando uma divisão maior que 2.

Falando um pouco sobre os modelos, há uma grande possibilidade de variação. Uma vez que ele pode ser encontrado contendo de 2 a 128 portas de saída, podendo ter 1 ou 2 portas de entrada.

Já o segundo tipo, chama-se splitter desbalanceado. Ele, por sua vez, também pode ser conhecido pela sigla FBT, que significa Fused Biconical Taper. Diferente do primeiro tipo visto, ele gera uma perda não-uniforme na intensidade do sinal que trafega por ele. Isso gera uma vantagem, que consiste na possibilidade do gerenciamento da perda de sinal em cada saída. Por conta disso, passa a ser possível obter um dimensionamento adequado nos projetos.

Entretanto, o seu uso exige um projeto de rede bem elaborado, por isso seu uso nem sempre é recomendável. Desta forma, é necessário que você tenha um bom conhecimento sobre as suas necessidades e sobre a capacidade do seu projeto de rede antes de efetuar a compra. Ele possui uma porta de entrada e duas portas de saída.

Agora que você já conhece e sabe como usar distribuidores & splitters, não deixe de passar em nosso site para conferir os modelos disponíveis. Na Época Eletro você encontra diversos produtos, como os melhores fones de ouvido e headset. Tudo isso com a qualidade, e o preço, que você só encontra aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *