Época Eletro dicas: 5 formas de otimizar o uso do seu hd Externo

Época Eletro dicas: 5 formas de otimizar o uso do seu hd Externo

Alguns computadores não possuem armazenamento suficiente. Ou até dispõem, mas não suprem a necessidade de espaço. Por isso, o HD externo é uma excelente opção para expandir a retenção de arquivos, documentos, softwares e programas específicos leves. Além disso, são mais baratos que os SSDs, têm bastante espaço e há diversas opções no Brasil de boa qualidade. Portanto, para utilizar, basta mover tudo que quiser guardar no HD e terá mais lugar no seu computador ou notebook. 

Ao transportar os documentos para o HD, você pode deixar tudo de forma desorganizada, solta e deixando sem controle. Por isso, a Época Eletro traz dicas de como otimizar a utilização do seu HD externo. Assim, você consegue aprimorar o desempenho, ajudar a preservar a durabilidade do aparelho e aprende como usar o HD externo da melhor forma. 

Formatando o HD Externo em NTFS

Alguns dispositivos já possuem uma configuração quando você for comprar HD externo. Essa configuração, a exFAT oferece compatibilidade para os computadores Mac e Windows. É recomendado formatar em NTFS quando o seu computador for apenas do sistema Windows. Assim, você otimiza o desempenho de cópia dos arquivos. 

Remova o dispositivo externo com segurança

Pode parecer uma dica sem sentido, mas há inúmeros malefícios para quem simplesmente “puxa” o HD externo do computador. A melhor maneira de fazer isso é clicar no ícone de Remover com Segurança que o sistema Windows possui do lado direito e no canto inferior da sua tela. Os prejuízos vão de corromper arquivos do aparelho até queimar o HD externo. 

Faça desfragmentação de disco 

Geralmente, esse tipo de técnica é sugerido para os HD do próprio computador, mas fazer isso nos HD externos também é de extrema ajuda. Isso é necessário porque, ao apagar e mover arquivos, alguns fragmentos são deixados no disco rígido, causando mais lentidão, com o tempo, no aparelho. Ao desfragmentar, você garante uma reorganização dos dados. 

Não deixe conectado por muito tempo no computador

A vida útil do HD externo é, em média, de seis anos. E muitas vezes esse número varia por conta da quantidade de tempo que você utiliza. Algumas pessoas deixam o dispositivo ligado direto no computador e isso faz, mesmo que não esteja usando no momento, com que a energia seja gasta e impedindo que o HD externo funcione por mais tempo. 

Cuidado com a exposição de alta temperatura 

Quando um HD externo fica exposto a temperaturas altas você compromete, de forma generalizada, seu aparelho. Portanto, evite deixar dentro de mochilas, ou bolsas, que vão receber a luz solar durante todo o dia. Preste atenção também se de alguma forma eles estão perto de fornos e aquecedores. 

Cuidado com água no HD externo

Outra dica que pode parecer insignificante por conta da grande resistência que, atualmente, os HD externos são feitos e criados. Porém, mesmo assim, a água ainda é um grande problema para os aparelhos. Caso caia água perto ou no próprio dispositivo, além de estragar os outros aparelhos do seu computador como um teclado gamer, por exemplo, você pode causar enormes estragos nos HD externos. Alguns deles são: queima do dispositivo e corrompimento de alguns arquivos, caso não afete o aparelho todo. 

Você agora sabe as melhores dicas para otimizar o uso do disco rígido. Então, acesse o site da Época Eletro para comprar o seu HD externo, que serve melhor para você. Além de obter outros componentes para o seu computador. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *