Chromecast: saiba como transformar sua TV em Smart TV

Chromecast: saiba como transformar sua TV em Smart TV

Se você ainda tem uma TV de um modelo antigo ou só quer ampliar as possibilidades da sua Smart TV, você vai adorar conhecer o Chromecast, o gadget da Google que, com a ajuda do seu smartphone, transforma seu aparelho televisor em um dispositivo inteligente de uma forma simples e acessível. 

O que é Chromecast?

O Google Chromecast é um aparelho pequenininho que ao ser conectado no seu televisor permite a conectividade com o seu aparelho celular, espelhando a telinha em alta resolução na sua TV. Isso permite que você use sua TV para acessar a internet e assistir aos seus serviços de streaming. Além disso o Chromecast também suporta alguns jogos, sendo também um dos periféricos gamers favoritos.

Tecnologia Google Cast

O Chromecast funciona através da tecnologia Google Cast, que utiliza seu Wi-Fi para conectar o aparelho televisor com o celular, basta ter os dois aparelhos conectados na mesma rede e será possível transmitir a tela. 

Qual a diferença entre o Chromecast 3 e o 4?

Os dois modelos mais recentes do gadget comercializados no Brasil são o Chromecast 3 e o Chromecast 4, que possuem uma diferença de preço considerável, mas que se justifica em suas funcionalidades como veremos a seguir. 

O Chromecast 3 faz a conexão entre o celular e o televisor para utilização dos mais de 800 aplicativos compatíveis com uma resolução de 1080p e compatibilidade com todas as redes Wi-Fi. 

O Chromecast 4 vem com uma interface própria e mais armazenamento interno, dispensando a necessidade de espelhar o telefone celular em suas principais funcionalidades. 

Na prática isso significa que diversos aplicativos e jogos poderão ser acessados diretamente pelo gadget da 4ª geração, bastando conectá-lo ao seu televisor. Outras novidades também estão presentes nessa versão, como o suporte a resolução 4K e a tecnologia Dolby Vision e Atmos.

Como instalar e utilizar o Chromecast?

Além de acessível e super útil, o chromecast também é muito fácil de instalar e usar, é só seguir as etapas a seguir. 

Para o Chromecast 3ª geração

Na TV:

  1. Conecte o cabo HDMI à entrada HDMI da sua TV;
  2. Conecte o cabo de alimentação USB em uma das entradas USB do seu televisor, ou você pode usar a fonte de alimentação e ligar em uma tomada comum (para o Chromecast 4 é obrigatória a conexão através da tomada);
  3. Altere a fonte de exibição do seu televisor para HDMI.

No celular:

  1. Baixe o aplicativo Google Home na sua loja de aplicativos;
  2. Abra o aplicativo e acesse as configurações através do botão (+) no canto esquerdo;
  3. Nas configurações acesse o menu configurar dispositivo e selecione a opção “casa” para que o aplicativo procure pelo chromecast conectado à rede;
  4. Confirme o número que aparece na tela da TV e do celular e siga as instruções na tela selecionando as opções que você deseja e informações que quer ou não compartilhar com a google;
  5. Pronto! Seu Chromecast está pronto para usar! 

Para o Chromecast 4ª geração

Na TV: 

  1. Repita os passos citados para o Chromecast 3;
  2. Siga a orientação na tela para parear o controle remoto, basta pressionar os dois botões conforme indicado;

No celular ou tablet:

  1. No aplicativo Google Home repita os passos 1, 2 e 3 citados para o chromecast 3; 
  2. Ao conectar você pode confirmar o código ou escanear o QR code exibido na tela;
  3. Selecione as opções de login e compartilhamento de informações conforme suas preferências; 
  4. Selecione os aplicativos disponíveis que deseja utilizar e aguarde o download e configuração do dispositivo;
  5. Após configurado você já pode usar seu Chromecast 4 direto pela TV com ajuda do controle remoto do gadget ou pelo seu celular ou tablet conectado!

Época Eletro

Na Época Eletro você encontra Chromecasts da 3ª e 4ª geração além de uma grande variedade de acessórios gamers, acesse o site e confira as ofertas de headsets, teclados e computadores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *